Aromas da turfa perfumam o Vale dos Vinhedos

Estilo

Estilo
standard image post


Turistas vivem o ‘Agosto Turfado’ em destilaria recém aberta ao público na entrada do roteiro

 

Quem aprecia whisky ou tem curiosidade em conhecer um pouco mais sobre esse universo encontra no Brasil, no Vale dos Vinhedos, a chance de viver uma experiência única. A Union Distillery, no Vale dos Vinhedos, a um mês aberta para visitação temática com degustação de whisky, lança o ‘Agosto Turfado’. A dica é aproveitar a experiência para degustar o Pure Malt Whisky Turfado.

 

Durante todo o mês de agosto, os aromas da turfa estarão no ar e poderão ser sentidos por todos que visitarem a destilaria. No início do tour, o visitante já pode comparar as diferenças sensoriais entre a cevada maltada com e sem turfa, que traz características bem marcantes de defumado. Na passagem pelas salas de destilação e fermentação o perfume estará bem intenso. O processo de destilação com essa matéria-prima ocorre num único período do ano e, por isso, se repetirá somente em 2020. Isso porque os aromas da turfa são tão marcantes que impregnam os ambientes e equipamentos, exigindo uma profunda limpeza antes de seguir a rotina de produção.

 

Assim como o vinho, o whisky carrega consigo curiosidades e rituais que permitem viver uma experiência sensorial completa. Ao lançar o ‘Agosto Turfado’, a Union quer aproximar o público deste universo. Aproveitar o processamento da turfa para gerar uma experiência única e inédita no Vale dos Vinhedos vai ao encontro do que a marca se propõe. “Ao abrir as portas para o turismo de experiência estamos convidando as pessoas a conhecer esse mundo. Queremos quebrar alguns mitos como o de que whisky é uma bebida para homens mais velhos, por exemplo. E vamos fazer isso gerando novas experiências de consumo e mostrando que o whisky brasileiro tem qualidade”, afirma o diretor Executivo da empresa, Luciano Borsato.

 

O tour pela destilaria permite conhecer as instalações e o processo de elaboração do whisky. Na sequência, a degustação é uma experiência que mostra o quanto a bebida é versátil e é apreciada tanto por homens quanto por mulheres. 

 

 

O que é a turfa?

A turfa é um solo originado pelo acúmulo de materiais orgânicos em locais úmidos e que, depois de seca, é utilizada como combustível (espécie de carvão vegetal). No processo de malteação da cevada, a turfa é utilizada para secar a cevada. A fumaça da queima da turfa, além de secar o cereal, deixa o grão com um toque defumado. Os aromas e sabores turfosos são transferidos para o whisky no processo de destilação.  O grau de turfa no sabor e aroma do whisky é definido pelo nível fenólico presente no grão, medido em ppm (partes por milhão) de Phenol.

 

O Union Distillery Pure Malt Whisky Turfado

No nariz, a turfa é rapidamente percebida. Um amadeirado acompanha as primeiras impressões. Com boa complexidade, traz malte, baunilha, amêndoas, nozes, ameixa preta, além de um leve toque cítrico e de menta. Em boca o sabor turfado é intenso. De corpo leve, pungente e seco, evidencia a turfa com notas de iodo medicinal, amêndoas e malte. Por ser leve, pode ser degustado no dia a dia.

Observação: O whisky turfado é elaborado com cevada maltada, turfada com 20ppm de Phenol, importada.

 

SERVIÇO

O que? Union Distillery

Onde? Vale dos Vinhedos

Funcionamento: Aberto de segunda a sábado, além de feriados (exceto aos domingos)

Visitação: inclui visita guiada à destilaria, uma taça personalizada de cristal e degustação de quatro produtos (Blended Whisky, Pure Malt Whisky, Pure Malt Whisky Turfado, Licor de Whisky)

Horários de visitação: 

Segunda – 14h30min às 16h30min

Terças a sábados e feriados – 9h30min às 16h30min

Horários Loja: Segundas, das 14h às 18h; Terças a sábados e feriados: das 9h às 18h

Observação: Para grupos é necessário agendamento prévio.

Informações e agendamentos: 54 3452.5000 | Whatts: 54 9 8432.7123

 

Fotos: Jeferson Soldi