CIC-BG alerta: Sem biometria, eleitores podem ter CPF cancelado

Negócios

Negócios
standard image post

Em Bento Gonçalves, mais da metade dos votantes não passaram pela coleta das digitais. Procedimento é necessário para garantir o direito ao voto e exercício da democracia nas próximas eleições

 

Bento Gonçalves deveria, neste momento, ter 70% de seu eleitorado com o cadastramento biométrico realizado. Mas menos de 50%, até o dia 15 de agosto, havia passado pela coleta das digitais. Por isso, o Cartório Eleitoral está convocando os eleitores para que façam o procedimento, a fim de evitarem problemas não apenas com a Justiça Eleitoral, mas também como cidadãos.

As consequências para quem não fizer o cadastramento são graves. “Sem a biometria, o título de eleitor será cancelado e, como o sistema é interligado com a Receita Federal, o CPF também pode ser cancelado”, alerta a juíza eleitoral da 8ª Zona Eleitoral, Romani Terezinha Bortolas Dalcin.

Com o título de eleitor cancelado, entre outros problemas, os eleitores não poderão confeccionar passaporte, participar de concursos públicos e solicitar financiamento a bancos mantidos pelo governo. Caso percam o CPF, o eleitor fica impedido de abrir crediário em loja e conta-corrente ou poupança em banco e até não receber aposentadoria.

De acordo com o site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, 49,55% dos 88.945 eleitores de Bento Gonçalves haviam passado pela coleta das digitais. Ou seja, mais da metade dos eleitores, ou 44.874, ainda precisa realizar o procedimento. 

Para tanto, os eleitores podem agendar atendimento pelo site eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento ou comparecer diretamente no Cartório Eleitoral munido de documento com foto, comprovante de endereço e CPF. Mesmo os eleitores que não são obrigados a votar, caso daqueles com mais de 70 anos, precisam realizar a biometria – o voto, no entanto, permanecerá facultativo. 

Em Bento, embora o prazo para a biometria se encerre em 2022, a convocação dos eleitores se faz necessária para que todos sejam atendidos em tempo. “Nós teremos períodos em que a biometria não estará disponível, por isso é importante que o eleitor compareça agora, para evitar filas e tumulto”, diz a juíza.

A partir da próxima semana, uma equipe do cartório visitará os quatro distritos de Bento Gonçalves, num trabalho junto às subprefeituras, para cadastrar os eleitores do interior. A ação começou por São Pedro, entre os dias 21 e 23, e segue para o Vale dos Vinhedos, entre os dias 28 e 30. Em setembro, o trabalho será concluído com as visitas a Faria Lemos, dos dias 4 a 6, e a Tuiuty, dos dias 11 a 13.  

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3451.8688. O Cartório Eleitoral fica na Rua Goés Monteiro, 91, no bairro São Francisco e atende das 10h às 17h. Essa atualização é importante para que o cidadão possa exercer seu direito ao voto nas eleições do próximo ano, participando do processo democrático.