Casa de Repouso Elisa Tramontina implanta serviço de reabilitação a idosos

Vida

Vida
standard image post

A Casa de Repouso Elisa Tramontina (CRET) está oferecendo à comunidade regional um serviço diferenciado na área de fisioterapia, tendo como público-alvo idosos que tiveram algum trauma ou passaram por procedimentos cirúrgicos e que precisam de reabilitação, principalmente na região do quadril e/ou joelho. O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional, formada por fisioterapeuta, técnicos de enfermagem e enfermeiras, além dos demais profissionais que atuam na Casa, como terapeuta ocupacional, nutricionista, psicóloga, entre outros. Estes profissionais, após avaliar o paciente, projetam as atividades que devem ser realizadas, bem como o tempo estimado de duração. 

Para que o serviço de reabilitação fosse implementado, foram realizadas capacitações específicas à equipe assistencial da CRET, além da aquisição de equipamentos e materiais de fisioterapia e adequação de espaços, para que o melhor resultado possa ser alcançado. O fisioterapeuta Rodrigo Ferla lembra que o maior registro de ocorrência são idosos que tiveram algum tipo de queda, tanto em sua residência quanto fora de casa. “Hoje o índice de idosos que sofrem algum tipo de queda chama a nossa atenção, justamente por eles estarem mais ativos, mas proporcionalmente a isso, mais suscetíveis a quedas”, analisa. Ele lembra que quanto antes for realizada a reabilitação, maior a chance de obter um resultado positivo, principalmente em relação a manutenção da massa muscular. “Percebemos a necessidade de ter esse tipo de serviço diferenciado às famílias, uma vez que a maioria delas não tem essa estrutura e pensando nisso, colocamos a disposição nossa estrutura, com serviços de hotelaria, cama hospitalar e poltronas mais altas, bem como uma equipe devidamente treinada para apoiar os idosos”, destaca.

O serviço é realizado nas dependências da CRET, onde o idoso recebe total atenção das equipes envolvidas. O mesmo é oferecido de segunda à sexta-feira, mas havendo necessidade, o serviço pode ofertado aos finais de semana, ou seja, praticamente 24 horas ao dia

Aos vovôs e vovós que passaram por algum tipo de cirurgia e necessitaram implantar alguma prótese a atenção das equipes é ainda maior, uma vez que precisam realizar curativos. Para isso, fica a disposição a estrutura do Hospital São Roque, anexo à CRET, onde as equipes garantem uma atenção focada na linha hospitalar, permitindo os melhores cuidados e, consequentemente, a devida recuperação. “Para as famílias é uma situação nova, na maioria das vezes, inesperada, que pode trazer dificuldades e até impossibilitar a continuidade das rotinas familiares. Nestes casos o idoso vai precisar de atenção contínua e, se isso for feito por equipe de profissionais qualificados e especializados, as chances de alcançar os melhores resultados são maiores. A todos, explicamos o que deve ser realizado e mostramos nossa estrutura em termos de hotelaria e de fisioterapia”, lembra a enfermeira Elisângela Accorsi, que atua na CRET.

As famílias interessadas em saber mais detalhes sobre este novo serviço ou conhecer a estrutura da Casa de Repouso Elisa Tramontina podem fazer contato pelo telefone 54 3461-9186.

 

Um olhar especial ao idoso – As equipes de atendimento da CRET orientam sempre as famílias a montar uma estrutura básica de apoio e segurança aos idosos. A medida mais emergencial é retirar tapetes, tido como o principal item causador de quedas. Instalar barras de apoio no banheiro, bem como corrimões e deixar luzes acesas à noite em alguns pontos da residência são alternativas viáveis, cujo custo praticamente não impacta no orçamento das famílias. Remover alguns móveis e verificar o estado do calçado do idoso, as vezes gastos, as vezes escorregadios, também são cuidados importantes. Como muitos deles saem sozinhos, é necessário ainda uma atenção especial quanto a calçadas e demais vias públicas.

 

Bento Gonçalves, 11de setembro de 2019

Assessoria de Comunicação do Tacchini Sistema de Saúde

Régis Beretta Genehr - Jornalista – MTb 9380

54 3455-4333 – r. 1258