Vinhos e Sabores - 1ª edição

Estilo

Estilo
standard image post

Vinícola Peterlongo, em Garibaldi, realiza almoço harmonizado com cardápio assinado pelo chef Gabriel Lourenço

Imagine almoçar em um charmoso castelo datado de 1930, harmonizando pratos de culinária contemporânea com vinhos e espumantes da Peterlongo, após uma visita pela cave e museu da vinícola. Essa é a proposta da primeira edição do Vinhos e Sabores, que ocorrerá no dia 12 de outubro na Vinícola Peterlongo, em Garibaldi.

O evento terá início às 11h com um tour guiado pelo interior da vinícola, caves subterrâneas, tanques de envelhecimento e museu. Na sequência, os participantes seguem para a parte superior do castelo da família Peterlongo, um espaço exclusivo que será aberto somente para este evento. O local foi moradia da família por um período, e ainda conserva detalhes originais da construção da década de 30, como as paredes pintadas a mão, os ladrilhos e alguns móveis. O charme e a elegância do espaço é também conferido através das sacadas abertas e janelas com vistas aos vinhedos do jardim Peterlongo.

O menu do almoço será assinado pelo chef Gabriel Lourenço, servido em cinco etapas, e harmonizado com vinhos e espumantes da vinícola. O welcome drink com Prosecco e pães artesanais acompanhados de manteiga aromatizada e azeitonas. Logo na entrada o carpaccio de tomate gaúcho com molho de espumante, salada da serra e cenouras orgânicas glaceadas é acompanhado do Presence Brut Rosé.​ Os pratos que seguem, harmonizam o Terras SauvignonBlanccomumrisotodebriecompestoeoTannatArmando Memória com uma costela e mousseline de batata doce com molho roti. Já a sobremesa será um bolo fudge de chocolate, com calda de caramelo e flor de sal acompanhado do Presence Moscatel. As bebidas são servidas a vontade durante todo o almoço.

O chef Gabriel Lourenço que é idealizador e ministrante na Sal a Gosto Gastronomia, sediada em Caxias do Sul, destaca que o menu foi desenvolvido com base na história da empresa centenária. “A sequência foi pensada para ter uma pegada local com preparos antigos e com um toque de modernidade”.

O primeiro e único Champagne do Brasil

Devido a ancestralidade do uso da expressão e respeito pela história, a Peterlongo é a única empresa brasileira hoje que pode utilizar em seus rótulos a expressão Champagne. A​ história da empresa iniciou em 1913, com o imigrante italiano Manoel Peterlongo produzindo espumantes através do método champenoise. Em 1915 é fundado oficialmente a Vinícola Armando Peterlongo S/A, nome em homenagem ao único filho homem da família.

A estrutura do castelo, construído em 1930, segue os padrões da região de Champagne, na França, e suas instalações hoje incluem varejo e cave subterrânea em pedras basálticas. Na época de sua construção, as caves da vinícola foram projetadas com o objetivo de remontar o ambiente ideal para a preservação de champagnes, possuindo um túnel que capta o vento minuano, típico do Rio Grande do Sul, e mantém a temperatura estável em seu interior.

Armando foi um visionário, e a empresa foi a primeira vinícola a empregar mão de obra feminina. Na década de 40, a Peterlongo chegou ao mercado internacional através da rede americana Macy’s, em Nova Iorque. A partir de então, a Peterlongo tornou-se presente em solenidades oficiais brasileiras, incluindo banquetes oferecidos pelo governo Getúlio Vargas e foi elogiada até pela rainha da Inglaterra, Elizabeth II, ao visitar o Brasil.

A partir de 2015, ano centenário da vinícola, a marca Peterlongo passou por um novo direcionamento de mercado e a empresa vem construindo uma história contemporânea com base na tradição e glamour do champagne aliadas à modernidade que o consumidor preza. Desde então, investimentos vêm sendo feitos para reposicionar a marca, inclusive com vinhos finos tranquilos, trabalho que conta com a consultoria do enólogo francês Pascal Marty.

Serviço
O que:
​ ​Vinhos e Sabores - 1a edição
Quando:​ ​12 de outubro
Horário:​ ​11h
Onde:​ ​Peterlongo (Rua Manoel Peterlongo Filho, 216 – Garibaldi/RS)

Ingressos limitados:​ R$180 (adulto), R$90 (crianças de 6 a 11 anos). Inclui almoço em cinco etapas e bebidas durante o almoço (espumantes e vinhos selecionados, suco de uva e água).

Reservas e informações: sac@peterlongo.com.br​ ou (54) 9.8165.0036.