Vale dos Vinhedos passa a ter Ponto de Cultura

Estilo

Estilo
standard image post

Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos passa a operar a partir deste mês de outubro e ofertará oficinas de canto, mora, dressa, vime, gastronomia típica, língua vêneta e muito mais. 

Serão 83 oficinas a serem realizadas pelo período de um ano em vários pontos do distrito.

 

O Circolo Trentino di Bento Gonçalves, contemplado com o edital 05/2014 e após 5 anos de espera, iniciou esta semana os trabalhos para implementar as oficinas conforme o Plano de Trabalho proposto.

Uma antiga reivindicação do Vale dos Vinhedos contemplando a cultura de nossos imigrantes, o trabalho que será desenvolvido propiciará que os valores, saberes e fazeres de nossa gente sejam passados à atual e as novas gerações.

 

Sandro Giordani, coordenador do Ponto de Cultura e vice-presidente do Circolo Trentino considera a operacionalização do projeto um marco tanto para as comunidades do Vale dos Vinhedos, bem como para o Circolo Trentino no ano que comemora 30 anos de fundação. Com o Ponto de Cultura “faremos bem mais do que já fazemos, e pela primeira vez, com recursos públicos”.

 

A presidente do Circolo, Cleusa Longhi, destaca o empenho cultural que a associação teve nos últimos 7 anos, e espera a colaboração da comunidade local para participar do projeto. “Nós assumimos um compromisso de contrapartida no projeto e temos que buscar recursos para honrar essa parte financeira que cabe ao Circolo. Esperamos ter apoiadores para que tudo transcorra bem”.

 

O coordenador do Ponto de Cultura, Sandro Giordani, ressalta que o momento inicial será de muito trabalho, mas que os benefícios culturais serão distribuídos a comunidade e seus cidadãos que usufruírem das oficinas e apresentações decorrentes dos trabalhos.

 

Algumas oficinas iniciam já em outubro, mas a maioria acontecerá a partir de novembro. Haverá ampla divulgação para os interessados em participar, principalmente nas mídias sociais do Circolo Trentino: https://www.facebook.com/circolotrentino.bentogoncalves/

 

O Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos também conta com o apoio da Aprovale, que divulgará nos canais oficiais da entidade e do Vale dos Vinhedos a programação de oficinas:

 

Para participar das oficinas basta entrar em contato pelo e-mail circolotrentinobento@gmail.com

Para outras informações a respeito do Ponto de Cultura: (54) 99142.7711 com Sandro Giordani

 

Foto: Gilmar Gomes