Consepro inicia ciclo de conscientização antidrogas em escolas de Bento Gonçalves

Vida

Vida
standard image post

Mais de 120 alunos do Bom Retiro participaram da estreia da campanha que quer inibir o consumo de entorpecentes como medida preventiva à segurança pública

 

Além de exercer papel de complemento na provisão econômica para as forças policiais, sendo um agente captador de recursos diretamente aplicados na segurança pública, o Consepro aposta na conscientização da sociedade para coibir a violência. O órgão deu início a uma série de palestras com foco na prevenção ao uso de drogas, tendo os adolescentes como público-alvo. A ação piloto ocorreu no Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro, na manhã de 11 de novembro.

Na oportunidade, mais de 120 deles, alunos de turmas dos 1º e 2º anos, ouviram a palestra conduzida pela delegada Deise Salton Brancher, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). A delegada optou por uma conversa na qual, a partir de exemplos, provocou a reflexão nos adolescentes sobre suas escolhas, sempre estabelecendo o consumo de droga ao financiamento do crime. Falou sobre violência, bullying, respeito, empoderamento e comportamento.

Embora a efetividade na repreensão ao crime seja proporcional ao aporte de recursos que a segurança receba, o presidente do Consepro, Jose Carlos Zortea, disse que o papel do órgão também é educacional, já que precisa de uma forte atuação na base, a fim de evitar o contato dos jovens com a droga. "Precisamos de repreensão ao crime e de educação para os jovens. São dois universos que precisam andar juntos, ambos devem receber investimentos. A conscientização é a melhor forma de evitar que os jovens acessem as drogas, é a melhor forma para que o consumo caia e para que enfraqueça o sistema", comentou Zortea.

Para o professor Fernando Bem, representante da UCS no Consepro, a campanha serve para estimular a reflexão dos jovens. Para ajudar nessa proposta, ele utilizou um provérbio chinês. "A vida é tão justa que tu escolheste o que quer plantar, e tão sábia que permite que você colha exatamente o que plantou. O que queremos é que vocês plantem sabiamente suas vidas", disse.

A próxima palestra será no dia 20 de novembro, para alunos da Escola Mestre Santa Bárbara, novamente com a delegada Deise Salton Brancher.

 

Crédito das imagens: Exata Comunicação – Tiago Garziera

 

Viviane Somacal
Exata Comunicação e Eventos