SESMT e CIPA mobilizam funcionários do Tacchini para a importância do Novembro Azul

Vida

Vida
standard image post

O Novembro Azul é um movimento internacional que tem por finalidade intensificar a divulgação de ações que visem a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Diante disso, o SESMT, com o apoio da CIPA do Hospital Tacchini, promoveu diversas ações nesta semana, envolvendo os funcionários da instituição. Aos homens, foi possibilitado corte de cabelo e da barba e para as mulheres, foi realizada uma sessão de esmaltaria. Todos puderam ainda posar para fotos diante de um banner alusivo ao movimento e receberam os tradicionais laços azuis, como forma de mostrar seu engajamento à campanha.

Atualmente, o câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais frequente nos homens com idade acima dos 50 anos. No Hospital Tacchini, o Instituto do Câncer disponibiliza ampla e avançada estrutura num mesmo centro integrado com as especialidades médicas que tratam este tumor, como urologista, radiologista e oncologista, além de equipe multidisciplinar capacitada para oferecer o diagnóstico precoce e o tratamento deste tipo de tumor.

 

Dados do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde

Entre 2005 e 2019, o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde registrou:

- 1900 casos de câncer de próstata na região de abrangência atendida pelo Hospital Tacchini.

- 65% destes, são diagnosticados em homens com idade entre 60 e 75 anos, com maior média de incidência a partir dos 68 anos.

- 14,4% já chegam ao Hospital Tacchini em estadiamento metastático e

- 26,1% em estadiamento avançado.

 

Ou seja, 40% de vidas estão comprometidas. “Isso mostra a necessidade urgente da promoção de políticas públicas e o interesse dos homens em procurar seu médico para realização de exames de prevenção e detecção precoce da doença”, comenta a gerente do ITPS, a doutora Juliana Giacomazzi.