Copa ExpoBento 30 anos traz padel para a feira em 2020

Estilo

Estilo
standard image post

Com parceria do Clube Padel Pro, de Bento Gonçalves, e da Padel Team, de Garibaldi, competição terá jogos finais durante a feira

 

Um esporte que ganha cada vez mais adeptos no Brasil – e que tem na região um dos principais celeiros de atletas nacionais –, o padel é uma das novas atrações confirmadas para a 30ª edição da maior feira multissetorial de compras e entretenimento do país. A ‘Copa ExpoBento 30 anos’ transformará o Parque de Eventos de Bento Gonçalves em um verdadeiro reduto dos apaixonados por essa modalidade, recebendo as duplas participantes e o público em partidas que serão realizadas na quadra montada no Pavilhão D. 

A competição, inédita na história da feira, terá sua última fase realizada durante os dois fins de semana da ExpoBento, que ocorre entre os dias 5 e 14 de junho. Com a expectativa de reunir 120 duplas, o campeonato terá as estruturas do Clube Padel Pro Bento Gonçalves (nos bairros São João e Santo Antão) e da Padel Team Garibaldi como apoio para os jogos das etapas classificatórias. As disputas pelo título de cada categoria ficam reservadas à arena da feira.

O padel é um esporte que se assemelha ao tênis e tem atraído a atenção pelo dinamismo dos movimentos e pela maior facilidade de se praticar. Surgido oficialmente no México, no fim da década de 1960, ele ganhou força na Argentina e, atualmente, é a sensação na Espanha. No Brasil, é mais forte na região Sul, e parte desse crescimento se deve justamente ao incentivo dado pela Padel Pro. Há mais de sete anos atuando no município, o clube se tornou referência na formação de atletas e elevou a cidade ao nível dos principais polos do esporte no cenário brasileiro.

 

            Como será a competição

            A ‘Copa ExpoBento 30 anos’ terá inscrições abertas até o dia 3 de junho. Na sequência, os participantes serão separados em chaves, em quatro categorias: A (mais experientes), B, C (intermediárias) e D (iniciantes), contemplando duplas femininas, masculinas e mistas, além de uma divisão especial para os jogadores menores de idade.

            A previsão é que cada chave tenha três duplas e, destas, duas avancem para a fase seguinte, entrando nas eliminatórias, seguindo os critérios adotados pela Confederação Brasileira de Padel (Cobrapa). As partidas deverão ser disputadas em set único, até 9 pontos. Os campeões recebem troféus e brindes, e todos os atletas ganham uma camiseta personalizada.

Os interessados em participar podem efetuar a inscrição em uma categoria, pelo valor de R$ 80, ou em duas, por R$ 120, nas sedes do Clube Padel Pro Bento Gonçalves (rua Julieta Sassi Dreher, 593, e rua Humberto Luigi Giacomello, 215) e na Padel Team em Garibaldi (Rua Olindo Antonio Bortolini, 78). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 9.9110.2662, com Deise.

 

Inspiração e amor pelo padel

Exemplos de como o padel é uma excelente opção para o bem-estar físico e mental não faltam em Bento Gonçalves. Se a cidade é um dos principais centros do esporte no país, os atletas bento-gonçalvenses inspiram e demonstram sua paixão pela modalidade. Esse é o caso da padelista Fernanda Abarzúa Branchi. Educadora física, jogadora e treinadora de padel, ela iniciou sua trajetória no esporte há cerca de oito anos – e se tornou atleta da seleção brasileira, conquistando o título de campeã sul-americana em 2019. “Eu não conhecia o padel, mas meu marido já praticava há muitos anos e me apresentou. A partir daí, comecei a tomar gosto pelo dinamismo do esporte e passei a competir como iniciante nos torneios aqui da região. Aos poucos, fui avançando e cheguei à categoria profissional”, conta.

Fernanda pretende participar da ‘Copa ExpoBento 30 anos’, e tem expectativa positiva para a inédita edição dentro do evento. “Fiquei muito feliz quando soube dessa parceria com a ExpoBento, uma feira importantíssima e que faz parte da história da nossa cidade. O Padel Pro, de Bento Gonçalves, hoje, possui papel importante no padel brasileiro, sediando torneios nacionais e internacionais. Por isso, a união do crescimento do padel na região a uma feira dessa magnitude será um diferencial que certamente irá beneficiar o público local, que poderá ter contato com uma atividade nova, já que o esporte sempre agrega na vida de quem o pratica e acompanha”, reforça.

 

Dedicação ao esporte desde cedo

Experiência não é sinônimo de idade avançada. Que o diga a jovem Giulia Perusso Bettim. Com apenas 12 anos, a bento-gonçalvense já colecionada quase 30 torneios disputados em três anos como atleta de padel. Em 2019, os resultados começaram a aparecer – até conquistar a tão sonhada vaga para a Seleção Brasileira, na categoria Sub-14, permitindo a participação no Mundial de Menores da modalidade. “Foi uma experiência fantástica ter participado desse campeonato e conhecido pessoas e lugares maravilhosos. Certamente foi um sonho que se tornou realidade, pois o padel é o esporte que tanto amo”, relata Giulia – que conquistou o quinto lugar na categoria entre os 18 países participantes. Sua ida à Espanha, país que sediou o mundial, contou com o apoio da ExpoBento e da Fenavinho, dentre outros parceiros.

 

SERVIÇO:

O quê: ‘Copa ExpoBento 30 anos’, dentro da 30ª ExpoBento

Quando: dias 06, 07, 13 e 14 de junho de 2020

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)

Inscrições: nas sedes do Clube Padel Pro Bento Gonçalves (rua Julieta Sassi Dreher, 593, e rua Humberto Luigi Giacomello, 215) e na Padel Team em Garibaldi (rua Olindo Antonio Bortolini, 78)

Mais informações: (54) 9.9110.2662, com Deise


A padelista Fernanda Abarzúa Branchi


Padelista Giulia Bettim