SISTEMA DE ENERGIA SOLAR DO LAR DO ANCIÃO PODE GERAR ECONOMIA DE 2 MILHÕES DE REAIS

Negócios

Negócios
standard image post

Encontro no dia 12 de fevereiro oficializou a ação voluntária, capitaneada pelo 

Rotary Club Bento Gonçalves Planalto

 

            Este projeto, desenvolvido ao longo do último biênio e lançado oficialmente no primeiro semestre de 2019, se encerra com a entrega formal do sistema de energia solar ao Lar do Ancião de Bento Gonçalves. Em menos de um ano o projeto tomou forma e já está gerando resultados positivos. Capitaneado pelo Rotary Club Bento Gonçalves Planalto, no auge de suas mais de cinco décadas de atuação, o projeto nasceu para viabilizar os custos de energia elétrica do Lar do Ancião, que atende cerca de 60 idosos, desde os anos 90. 

Os custos do projeto permeiam 250 mil reais e a economia prevista para 25 anos de utilização ultrapassam a marca de 2 milhões de reais. Em janeiro deste ano, primeiro mês com o funcionamento integral das placas, a redução de custo com contas de energia do Lar foi de R$ 8.300,00. Números surpreendentes, que são motivo de orgulho para o Rotary Planalto pelo trabalho realizado para viabilizar o projeto, que contou com cerca de 150 patrocinadores, pessoas físicas e jurídicas, que doaram recursos financeiros para sua efetivação. 

            Além da energia solar ser limpa e renovável, gerar energia própria é uma forma extremamente inteligente de contribuição, sendo um investimento sustentável. Os módulos fotovoltaicos instalados estimam cerca de 25 anos de bom desempenho. Segundo o presidente atual do Lar, José Foresti, já é possível perceber a significativa economia gerada pelo sistema. “Estamos radiantes e muito gratos por todo esse movimento que permitiu, em tempo recorde, tirar do papel um projeto tão expressivo para nossos custos. Com essa surpreende economia mensal, poderemos direcionar os recursos para outras ações da casa, que enfrenta muitos desafios para manter a qualidade do atendimento”.

            Com mais de cinco décadas atuando na comunidade de Bento Gonçalves, o Rotary Club Bento Gonçalves Planalto orgulha-se em contribuir com mais este importante projeto para o Lar. Segundo o presidente do Club, Délcio Zandonai, “são quase 150 nomes, de pessoas físicas e jurídicas, que merecem nosso agradecimento neste momento, pois adquiriram as cotas deste projeto, que permitiram a compra das placas solares, a substancial diminuição dos custos mensais desta casa e, principalmente, a certeza de continuidade pelas próximas décadas. É mais do que assistencialismo, estamos falando de um compromisso com os nossos idosos e com as melhores condições para sua estadia na casa”.

            Cerca de 100 participantes prestigiaram o evento de inauguração da estrutura de placas solares, realizado na noite de 12 de fevereiro, na sede do Lar do Ancião de Bento Gonçalves. Além da apresentação dos resultados deste projeto, o presidente do Lar comentou brevemente sobre outras importantes ações que já foram realizadas durante sua gestão. Câmara fria para armazenamento dos insumos, projeto 100% concluído, com a doação de R$ 80.000,00 pela família Cesar Cini. Projeto de revitalização da horta, que está 40% concluído e já permite colher saladas e frutos fresquinhos. Projeto da academia especializada para uso geriátrico, que está apenas iniciando, com 25% do projeto já efetivado. E, o projeto “Mil Amigos”, que busca parceiros voluntários da sociedade, que está em fase inicial.

 

SOBRE O LAR

O Lar do Ancião de Bento Gonçalves é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, idealizado em meados da década de oitenta, abrindo suas portas nos anos 90 e atendendo atualmente cerca de 60 idosos.  Na entidade são oferecidos cuidados nutricionais, médicos, fisioterapêuticos e de enfermagem em tempo integral, além de educação física e terapia ocupacional, assegurando a continuidade de uma vida digna, alegre e feliz. O Lar se mantém com contribuições dos residentes e suas famílias, além das doações oriundas de projetos sociais, pessoas físicas e empresas.

 

SOBRE O ROTARY CLUB BENTO GONÇALVES PLANALTO

Com cerca de 40 voluntários atuantes, o Rotary Club Bento Gonçalves Planalto já soma mais de cinco décadas de atuação na cidade e inúmeras ações e conquistas. Importante lembrar que também foi obra deste mesmo clube de Rotary os projetos arquitetônicos e complementares para a construção deste lar, além de várias campanhas para arrecadar fundos para a sua edificação. Outras importantes ações são as campanhas na área da saúde, sempre muito difundidas pela entidade rotariana, que também se orgulha pelo intenso trabalho realizado com demais entidades beneficentes da cidade. Para o alcance, realiza ações de assistencialismo, educação e promoção de almoços e jantares com a finalidade de arrecadar recursos, sempre com o viés de que a participação da comunidade é que torna as ações possíveis e viáveis.