Carnaval na Serra Gaúcha: tem para todos os gostos e bolsos

Estilo

Estilo
standard image post

Quem quer fugir do agito do litoral, mas quer fazer festa, ou então passar com sossego estes dias de carnaval, precisa vir pra Serra Gaúcha.

Coincidência ou não, a Região Uva e Vinho comemora agora a vindima, que como é chamada a colheita da uva pelo descendente do imigrante italiano.

Em 2020, como são muitas as opções e tem atrações para todos os gostos e bolsos, nós reunimos dicas de eventos para quem quer curtir o carnaval e para quem quer fugir dele...

Em geral, o feriado de carnaval será celebrado de 22 a 26 de fevereiro, mas aqui as comemorações começam antes, a maioria ainda no dia 21.

Começando por Nova Prata, que fará o primeiro carnaval de rua retro dias 21, 22 e 23 de fevereiro, na Praça da Bandeira, a partir das 21 horas com show da Super Banda Popular. Já no dia 23 terá carnaval infantil a partir das 15 horas. A entrada é gratuita e mais informações podem ser encontradas no endereço http://bit.ly/2wqCAxJ

Em Veranópolis o “VeraFolia e Art Food Festival”, traz uma programação pensada para toda as idades em um espaço integrado à praça central da cidade. Shows com Coros na Folia, Samba de Moça, Estúdio Life Dance, Pagode do Dafé e Ká Pra Nós. Programação completa em http://bit.ly/2V1cqMh.

Vila Flores também terá festa de carnaval. Será dia 21 no Centro Municipal de Eventos Pinheiro Seco com entrada gratuita. A folia ocorre a partir das 20h, e entre as atrações programadas estão duas pistas, sendo que em uma haverá show com a Banda Nova Energia e Djs, enquanto na outra, som automotivo liberado.

No Vale dos Vinhedos, haverá Carnavale Wine Garden Miolo nos dias 21, 22 e 23, e as reservas podem ser feitas pelo e-mail eventoswinegarden@gmail.com. No dia 25, o restaurante Valle Rústico realizará mais uma edição do Burger& Beer, entre 12h e 20h. A ideia é unir rock, pop e samba de raiz no jardim do restaurante.

Já Antônio Prado, terá o seu tradicional Carnaval do Clube União, nos dias 21, 22, 24 e 29, enquanto no dia 23 o Carnaval será especial para as crianças. No dia 21, a programação será liderada pelos Dj’s. Dia 22 é por conta da Banda Scala e Dj, dia 24 DJs e no dia 29 a Banda Kamarillia e Djs encerram as comemorações. A programação completa pode ser visualizada aqui: http://bit.ly/3bVdEij.

Em Cotiporã, quem vai fazer a festa será a criançada no carnaval infantil do dia 23, domingo, que iniciará as 14h. Neste ano, a festança conta com desfile de Escolha do Rei, Rainha e Princesas do Carnaval, banho de espuma, brincadeiras, pintura de rosto, músicas e muita diversão. O evento, que é gratuito, ocorre na Praça Dom Fortunato Odorizzi, centro da cidade.

Em Bento Gonçalves, o carnaval de rua fará a alegria dos foliões no domingo, 23, na Rua Coberta, a partir das 14h. Entre as atrações confirmadas, estão a abertura com Batucada Abraçaí, Dj Leandro Cappellaro, Louca Vontade, Hiago Moraes, Samba de Moça, Grupo Raízes. Também haverá food trucks e área kids.

 

Mas e quem quer ficar longe do barulho e do agito? Tem programação para aproveitar também essa linda temporada de vindima.

No dia 22, Pinto Bandeira vai brindar a 2ª edição da celebração da vindima, evento que começará às 15 horas e se estenderá até o pôr do sol às 19 horas. O ambiente contará com música ao vivo, paisagem encantadora de vinhedos e ar puro sendo perfeito para relaxar e curtir com a família e amigos. Informações podem ser solicitadas no Instagram @asprovinho.

Até dia 1º de março, é possível aproveitar a programação do “É Tempo de Vindima” em Flores da Cunha, que promove além dos passeios e da gastronomia típica, o evento “Fenavindima”, cujo foco é enaltecer as histórias, os costumes e a alegria do povo. No dia 28 de fevereiro haverá show nacional com Michel Teló e no dia 1º de março, encerramento com João Luiz Corrêa. A programação do município pode ser consultada no link http://bit.ly/37XIyn1 e a da Fenavindima no endereço http://bit.ly/36HsQfF.

No Vale dos Vinhedos esta é a época mais festiva do ano, com aromas e sabores diferentes. As inúmeras atrações vão desde visita guiada ao parreiral, piqueniques, pisa de uvas, passeios de carreto entre outros. A programação é constantemente atualizada no endereço http://bit.ly/2Nbqe28.

Garibaldi celebra o Veraneio da Vindima até dia 19 de março. O nome “veraneio” é inspirado no movimento turístico ocorrido nas décadas de 40 e 50, quando os turistas do Estado, especialmente de Porto Alegre, vinham para a Serra, pelo clima ameno e saudável. As atrações são diversas, desde colheita e a pisa de uva, confraternizações e claro, gastronomia típica. A programação completa pode ser encontrada no endereço http://bit.ly/305wRrY.

Fechando a celebração da colheita dia 29 de março, Bento Gonçalves encerrará a “Estação Vindima” com variadas programações que valorizam a cultura e a tradição. As atrações vão desde a colheita simbólica e a pisa das uvas, apresentações culturais de corais, jogos italianos e gastronomia típica, também tem programação especial nos hotéis, vinícolas e restaurantes que oferecem pacotes promocionais com atrações paralelas. Confira no endereço a programação diária http://bit.ly/2Talnln.