ABE comemora instituição do Dia Estadual do Enólogo no RS

Estilo

Estilo
standard image post

Proposta do parlamentar Luiz Marenco teve aprovação unânime em sessão realizada nesta terça (03), na Assembleia Legislativa do RS

 

Se 22 de outubro já era representativo para o mundo do vinho no Brasil por ser a data de fundação da Associação Brasileira de Enologia (ABE), agora o dia ganha mais um motivo para que todos os brindes sejam regados a vinhos e espumantes brasileiros. O Dia Estadual do Enólogo passará a ser comemorado ainda 2020. A proposta do deputado estadual Luiz Marenco foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 3 de março.

 

Participaram da sessão, presidida pelo parlamentar Ernani Polo, 45 deputados estaduais e todos votaram a favor. A aprovação resultou no Projeto de Lei 307/2019 que institui o Dia Estadual do Enólogo no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, anualmente, no dia 22 de outubro.

 

Luiz Marenco visitou a sede da ABE no dia 27 de maio de 2019, quando foi recebido pela diretoria da entidade. Na oportunidade, manifestou seu desejo de propor o Dia Estadual do Enólogo. A data sugerida foi 22 de outubro, que além de aniversário da ABE, também coincide com a fundação da então Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves, hoje Instituto Federal do Rio Grande do Sul, onde foi criado o primeiro curso de Enologia do Brasil.

 

Para a ABE, a oficialização da data chega em forma de reconhecimento ao trabalho realizado por cada enólogo brasileiro que ao longo dos anos vem posicionando o Brasil no cenário mundial da vitivinicultura devido à evolução da qualidade da produção nacional. “Parece muito simples a oficialização de uma data ou titulação fixa à comemoração de um marco, mas para nós, enólogos brasileiros, é de extrema importância diante do que o setor da uva e do vinho passa diariamente, pela constante procura de espaço e reconhecimento da profissão, sua valorização para a cultura e economia de um setor como um todo. Certamente uma notícia para coroar uma das melhores safras de todos os tempos”, comemora o presidente da ABE, Daniel Salvador.

 

Foto: Luiz Marenco (C) com o vice da ABE, André de Gasperin e o presidente Daniel Salvador

Crédito: Conceitocom Brasil