BPW: desenvolvendo mulheres no potencial profissional e de liderança

Negócios

Negócios
standard image post

Um dos mais novos grupos femininos organizados em Bento Gonçalves já conta com mais de 2 anos de atuação. A BPW - Business and Professional Women – Mulheres de Negócios e Profissionais, é uma organização não governamental, pública, apartidária, que compõe um espaço intelectualmente ativo, integrado por empresárias, executivas e profissionais de diversas áreas de produção e de conhecimento, orientando e coordenando seu desenvolvimento nas esferas de poder público e de mercado.

 

Esta organização é um legado de Lena Madesin Phillips, iniciada em Nova Iorque no contexto do pós-guerra, em 1918 e fundada em 26 de agosto de 1930, em Genebra, Suíça. O sonho de Lena era “trazer solidariedade entre as mulheres da nação e eventualmente do mundo todo”. A BPW tem status consultivo no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC, na Organização Internacional do Trabalho – OIT e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura da ONU – UNESCO. É parceira do ITC – International Trade Center – ONU.

A BPW Bento Gonçalves vem contribuindo na comunidade desde 2018, efetivando projetos nacionais em nível local, pelo reconhecimento do trabalho feminino, em igualdade de direitos com os homens; com campanhas pelo respeito à integridade feminina, pelo combate à violência e pela doação de órgãos. 

Tem como grande objetivo desenvolver o potencial profissional e de liderança de mulheres em todos os níveis, independente das diferenças, proporcionando trocas de experiências e aprimorando o empreendedorismo, através de conquistas de direitos, mentoring, networking, capacitação e programas de empoderamento econômico e projetos ao redor do mundo.

As associadas são encorajadas a buscarem sua realização profissional e independência financeira através da capacitação, da busca por conhecimento, treinamento profissional e formação educacional superior, para maior protagonismo e melhores oportunidades junto ao setor produtivo.

Existe na BPW uma grande preocupação em buscar a eliminação de toda a forma de discriminação, violência e o uso das capacidades profissionais e intelectuais não só em proveito próprio, mas também em benefício de outras mulheres, por meio do trabalho voluntário.

Busca-se estimular comprometimento e responsabilidade com a comunidade local, nacional e internacional, promovendo o relacionamento entre mulheres BPW empresárias, executivas e profissionais dos cinco continentes, estimulando o intercâmbio e a cooperação.


A BPW Bento Gonçalves, ao final de sua primeira gestão, sob a Presidência de Beatriz Peruffo, já conquistou para o município o Prêmio Nacional da BPW Brasil, na Categoria de Negócios, com a efetivação da 1ª edição do “Troféu Personalidade Mulher – BPW Bento Gonçalves”, evento realizado em parceria com o CIC, com importantes trocas profissionais entre associadas e outras mulheres empreendedoras, valorizando lideranças femininas locais, num contexto profissional.

Procura-se alcançar os objetivos promovendo a igualdade de oportunidades;
atuação transparente  nas decisões e ações; estimulando e encorajando a amizade, a cooperação e a integração; priorizando a alegria e o bom humor como visão do mundo; gerindo recursos com responsabilidade e compromisso e, promovendo o exercício da cidadania pela participação comunitária efetiva. A segunda gestão da BPW Bento Gonçalves (2020 / 2021) conta com Nattália Milan na Presidência, tendo Magali Comiotto Sartor e Karin Milani Zottis como Vice-Presidentes. 

Grande missão, grandes tarefas a serem realizadas por mulheres tão diferentes entre si e seus ramos de atuação profissional. Dificuldades? Sem dúvida, como enfrentam os que têm grandes responsabilidades e objetivos. No entanto, justamente os objetivos comuns enquanto mulheres de negócios e profissionais é que unem e encorajam a todas, fortalecendo a sororidade e o profissionalismo. 

Os encontros e reuniões são sempre cercados de alegria, de orgulho e desejo de melhorias; envolvem confraternizações, promovem conhecimento, amizades e negócios; permitem descobertas sobre as colegas associadas, que vêm crescendo em número, incluindo também mulheres de outros municípios.

Para as associadas da BPW Bento Gonçalves, a união e o reconhecimento do valor feminino na sociedade não são coisas somente para o Dia Internacional da Mulher, acontecem todos os dias em que se luta como mulher e pelas mulheres, neste cenário profissional e social tão conturbado.