Resposta imunológica através do exercício

Vida

Vida
standard image post

O sistema imunológico é o sistema de vigilância do corpo que atua principalmente sobre duas complicações: as inflamações e o câncer. 


O sistema imune é estimulado pelo exercício físico regular que ajuda a reduzir as suscetibilidades às infecções, isso porque ele estimula o aumento dos linfócitos, células destruidoras naturais denominadas “natural killers (NK). 


O exercício físico também promove a diminuição do estresse, isso porque nosso corpo funciona através de um equilíbrio entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, fazendo com que ele fique mais forte e menos propenso a doenças.


Porém, é fundamental que o exercício seja feito de forma regular e com intensidade moderada a fim de evitar a fadiga excessiva. Seguindo essas recomendações o exercício irá atuar favoravelmente combatendo o agente infeccioso e melhorando o equilíbrio entre o sistema imunológico e a resposta orgânica ao estresse.


Como sempre defendemos, o exercício físico deve ser incorporado a rotina e ser encarado como doses diárias de saúde. Nunca é tarde para começar, porém, em tempos de pandemia tem uma vantagem quem já tem o exercício com hábito. Aos que ainda não o fizeram, vale colocar na agenda de metas para 2020 a introdução de exercícios físicos regulares e planejados, a fim de se beneficiar de todas as vantagens que ele pode oferecer.