Quinta do Seival Cabernet Sauvignon 2018, o terceiro lendário da Miolo

Estilo

Estilo
standard image post

Da Campanha Meridional, vinho traz a intensidade que o terroir confere à variedade

 

Os dois primeiros lendários da Miolo expressam o terroir do Vale dos Vinhedos e do Vale do São Francisco. Chegou a vez da Campanha Meridional mostrar sua magnitude com a chegada do terceiro rótulo da série The 2018´s Seven Legendaries of Miolo – os Sete Lendários”. O Quinta do Seival Cabernet Sauvignon 2018, elaborado com uvas cultivadas em vinhedos próprios na unidade de Candiota (RS), revela as verdadeiras características da variedade.

 

As 15 mil garrafas já estão disponíveis e exibem no rótulo a imagem do Seibo, árvore do Seival que cresce livremente na região e que se tornou o símbolo deste vinho. Este tinto de guarda é mais um dos vinhos da Miolo que testemunham o que o enólogo Adriano Miolo vem afirmando: “2018 é a melhor safra da história da Miolo”. 

 

Resultado de uma colheita manual e seletiva, com seleção de cachos e desengace total sem esmagamento, o enchimento do tanque de aço inox é todo feito por gravidade. De região quente, é encorpado e intenso, destacando aromas de frutas maduras. Seus taninos elegantes deixam em boca uma agradável e aveludada sensação com longa persistência. Seu amadurecimento passa por barricas de carvalho americano.

 

Premiado em sete países (Brasil, Canadá, Chile, Eslovênia, França, Inglaterra e República Tcheca), foi o único tinto brasileiro a receber medalha na França no ano passado, no Vinalies Internationales.

 

O vinho

Com alta intensidade corante e tonalidade de vermelho rubi e púrpura, este vinho apresenta grande complexidade aromática, ressaltando frutas vermelhas e cassis, bem integradas ao carvalho. Com bom volume de boca, tem acidez natural equilibrada e prolongado retrogosto, sendo ideal para ser apreciado com temperatura de 16ºC a 18ºC.

 

Por ser bastante encorpado e de aromas complexos, deve ser acompanhado com pratos de textura rica como carnes suculentas, picanha, filé mignon, cordeiro, javali, porco com guarnições doces, macarrão ao ragu, baião de dois, buchada de bode, barreado, feijoada carioca, pizzas cárneas e queijos maduros de massa dura.

 

Os Sete Lendários

A Safra 2018 será compartilhada na taça através do lançamento dos ‘Sete Lendários’ da Miolo. The 2018´s Seven Legendaries of Miolo. Os sete grandes vinhos serão lançados ao longo do primeiro semestre de 2020. São rótulos ícones das quatro regiões onde a marca está presente com vinhedos e unidades de produção: Miolo - Vale dos Vinhedos (RS), Terranova – Vale do São Francisco (BA), Fortaleza do Seival / Candiota – Campanha Meridional (RS) e Almadén / Santana do Livramento, Campanha Central (RS).

 

“Nos 30 anos da Miolo, podemos dizer que tivemos duas grandes safras, a de 2005 e a de 2018. Ambas foram semelhantes climatologicamente, porém muito diferentes do ponto de vista tecnológico. 2018 é, com certeza, a melhor safra da nossa história. Por isso, nós a chamamos de Lendária”, comemora Adriano Miolo. Ele explica, ainda, que a Safra 2018 ficará na história da Miolo, pois a vinícola produzirá todos os seus grandes vinhos elaborados, exclusivamente, em safras excepcionais. “Uma safra de qualidade como esta vem para coroar todo o trabalho de dedicação e inovação que foi realizado ao longo dos anos em prol da melhoria da qualidade”, afirma Adriano Miolo.

 

Lançamentos Safra 2018

  1. Miolo Merlot Terroir – Miolo / Vale dos Vinhedos
  2. Testardi Syrah – Terranova / Vale do São Francisco
  3. Quinta do Seival Cabernet Sauvignon – Seival / Campanha Meridional
  4. Miolo Lote 43 – Miolo / Vale dos Vinhedos
  5. Quinta do Seival Castas Portuguesas – Seival / Campanha Meridional
  6. Sesmarias – Seival / Campanha Meridional
  7. Vinhas Velhas Tannat – Almadén / Campanha Central