Hotéis de Bento recebem profissionais da saúde gratuitamente

Vida

Vida
standard image post

Uma parceria entre Hospital Tacchini, prefeitura de Bento Gonçalves e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH) permitiu que alguns dos hotéis do município passassem a receber, desde o início da semana, profissionais da saúde que atuam no combate à pandemia de COVID-19 de forma gratuita. Até o momento, Vinocap, Dall'Onder, Spa do Vinho e Laghetto Viverone Estação abriram suas portas. 

 

A parceria funciona de seguinte forma: prefeitura e hospital montaram um banco de dados com pessoas aptas a ocupar um quarto em um dos hotéis. De acordo com a viabilidade, os profissionais ligados à prefeitura aprovam seus pedidos junto à Secretaria da Saúde e os ligados ao hospital junto à direção do Tacchini Sistema de Saúde.

 

Quem deve participar

 

As indicações para a ocupação dos quartos de hotel são direcionadas somente aos profissionais da saúde lotados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou no Hospital Tacchini que estão em contato direto com as áreas de maior risco, sejam eles médicos, fisioterapeutas, profissionais da enfermagem, entre outras áreas. 

 

São encaminhados para os hotéis profissionais de saúde oriundos de outras cidades, os que moram afastados e necessitam de um trânsito mais rápido para o hospital ou UPA ou ainda os que possuem alguém do grupo de risco em casa e precisam se isolar da família para evitar o contato. A expectativa é de que cerca de 50 pessoas utilizem os quartos do hotel nas próximas semanas. 

 

Preocupação com a higiene

 

Cabe ressaltar que o Controle de infecção, Departamento de Recursos Humanos e Serviço Especializado em Medicina do Trabalho (SESMT) fazem um treinamento de controle para que o risco oferecido, tanto para quem trabalha nos hotéis quanto para os hóspedes, seja o mais próximo de zero. Nenhum profissional infectado ou em risco iminente vai para os hotéis. 

 

Desde o início da parceria, os integrantes da rede hoteleira são considerados zonas de proteção, assim como postos de saúde ou mesmo o hospital.