Tacchini participará de estudo clínico que avalia tratamento para COVID-19

Vida

Vida
standard image post

O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, braço de pesquisa e desenvolvimento da instituição, participará de estudos clínicos sobre o tratamento de pacientes com COVID-19 hospitalizados no Hospital Tacchini. O projeto é coordenado pelos Hospital Albert Einstein, Sírio-Libanês, HCor, Hospital Moinhos de Vento e a Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNET). Batizada de Coalizão COVID Brasil, a iniciativa deve contar com a participação de 40 a 60 hospitais de todo o Brasil, além do Ministério da Saúde e do laboratório farmacêutico EMS.

 

O Tacchini está cadastrado para participar de três diferentes pesquisas. Dois estudos envolvem a avaliação de azitromicina e hidroxicloroquina: um em pacientes hospitalizados com doença leve à moderada e outro em pacientes com doença grave. Já um terceiro avaliará o uso de corticoesteróides em pacientes em ventilação mecânica. 

 

Até o momento, o hospital foi aprovado no estudo Coalizão II, que envolverá casos considerados graves, ou seja, que necessitam de mais suporte respiratório. Nele, os pacientes receberão hidroxicloroquina e azitromicina e serão acompanhados pelas equipes da UTI, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde. A avaliação para os outros 2 estudos ainda não foi finalizada. 

 

Cabe ressaltar que nem todos os casos estarão habilitados a participar do estudo clínico. Existem uma série de requisitos elaborados pela Coalizão que deverão ser rigorosamente observados e serão considerados critérios de inclusão ou exclusão de cada pesquisa. 

 

“A iniciativa é fundamental pois tem o objetivo de definir o melhor tratamento para pacientes hospitalizados com COVID-19. Serão diversos centros participando nacionalmente, e deseja-se ter os primeiros resultados já entre 60 e 90 dias”, comenta a Dra. Juliana Giacomazzi, Gerente do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde.

 

Após aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde (CONEP), que deve ocorrer nos próximos dias, o estudo será submetido para apreciação ética pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Tacchini. A partir da aprovação ética, a pesquisa poderá ser iniciada na instituição.

 

FOTO: Divulgação/Tacchini

 

att, 

 

Alexandre Brusamarello

Assessoria de Comunicação Hospital Tacchini

(54) 3455.4333

 

 

 

assinatura email.png