Magrass: fortalecendo o sistema imunológico

Vida

Vida
standard image post

Mais do que nunca a preocupação com a saúde tornou-se tão importante e mudanças de hábitos simples podem trazer inúmeros benefícios ao sistema imunológico, ainda mais em meio a uma pandemia, como a do novo Coronavírus. Todas as pessoas precisam estar atentas, mas, principalmente pessoas que estão com sobrepeso.

 Essas pessoas são mais propensas a desenvolverem doenças respiratórias devido ao seu grau de inflamação – estudos demonstram que 7 a cada 10 pessoas internadas com o Covid-19 estão com sobrepeso.

Precisamos estar atentos ao fortalecimento do organismo, pois o sistema imune é muito mais complexo do que imaginamos e requer muitos macros e micronutrientes para estar fortalecido por completo.


A nutricionista Sinara Troian da Magrass de Bento Gonçalves fala sobre a importância de buscar alimentos que aumentem a imunidade. “A principal dica nutricional é manter sempre uma constância na sua alimentação, de maneira equilibrada e saudável, com isso você ajudará manter o seu organismo preparado contra invasores”, relata.

Ingerir frutas e vegetais (legumes e verduras), bem como cereais integrais (aveia, linhaça) são ótimas opções. “Os cereais integrais são exemplos de prebióticos que podem ser consumidos em preparações como bolos e pães, ajudando na colonização da flora intestinal, através das bactérias benéficas, uma das frentes de defesa das infecções virais”, explica Sinara. 

Consumir de maneira diária alimentos in natura ou minimamente processados auxiliam no processo. A nutricionista indica a inclusão de alimentos com ação antioxidante, como por exemplo, a vitamina C (laranja, limão, kiwi, tomate e rúcula); vitamina A (cenoura, abóbora, queijo); vitamina D (leite, queijo e derivados, além de tomar alguns minutinhos de sol diariamente); minerais também são importantes como o Zinco (carnes vermelhas e derivados, peixes, nozes e castanhas) e o Selênio (amêndoas e castanhas). 

Além destas vitaminas e minerais, é importante manter os níveis controlados de ferro no sangue. Uma forma de aumentar a absorção dos nutrientes e vitaminas é fazer a ingestão de forma combinada, ou seja, consumir alimentos ricos em ferro (folhosos verdes escuros) com uma fonte de vitamina C (suco de laranja).


Em tempos de pandemia, a grande preocupação das pessoas é buscar medidas para reforçar o sistema imunológico, com o objetivo de obter mais resistência a doenças. Sendo assim podemos concluir que conseguimos melhorar e manter a imunidade eficiente através da alimentação saudável e melhora de hábitos de vida.


Dicas: 


Água

A hidratação neste momento é fundamental para proteção de doenças virais, consuma em média 2 litros de água/dia.


Alimente-se bem

O sistema imunológico é composto por células e anticorpos que estão em constante renovação, e as proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas são essenciais para a formação desses componentes. Por isso, ter uma alimentação adequada que inclua os diversos nutrientes ajudam significativamente a manter sua imunidade em dia. 


Evite o estresse

Ao ficar nervoso, ansioso e estressado, o corpo libera hormônios que agem como função imunossupressora. Tentar relaxar e realizar atividades físicas ajudam a reduzir os níveis de estresse e melhoram a saúde do organismo. 


Durma bem 

O sono é um dos fatores mais importantes para a saúde, pois ele mantém o equilíbrio geral do organismo e fortalece o sistema imunológico. Noites mal dormidas ou poucas horas de sono aumentam o nível de estresse e cansaço do organismo, reduzindo a defesa. O ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite.


Evite exageros e mantenha bons hábitos

Consumo excessivo de alimentos gordurosos, açúcar e álcool, pois são prejudiciais para o corpo humano e fazem com que a imunidade seja prejudicada. Além de evitar tais exageros, é preciso manter bons hábitos higiênicos, como lavar bem as mãos antes de manusear alimentos ou tocar no rosto. Isso porque ficamos expostos aos patógenos o tempo inteiro, em todos os lugares que frequentamos.