“Atualização de dados, testagem no Município e ações no enfrentamento a pandemia"! Diogo Siqueira

Negócios

Negócios
standard image post

“Com certeza, essa é a maior batalha de todas as gerações” – pontua o Secretário Municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira no #desafiodesignserra sobre o Coronavírus.


Com uma avaliação macro, estratégias traçadas, monitoramento de dados e transparência do Poder Público, Siqueira conta que articular ações foram primordiais para manter um controle mais preciso do que acontece em Bento Gonçalves. “Uma fidelidade dos dados é muito importante. Ressalto que, é esperado os casos duplicarem a cada sete dias, sendo assim, temos a possibilidade de ter uma retaguarda mais forte para o tratamento. Agora, será mais preocupante se eles começarem a aumentar com três dias, pois daí seria um crescimento descontrolado”.


Bento Gonçalves foi pioneira em várias frentes nessa pandemia: construção dos 40 leitos, multiplicadores de respiradores, monitoramento ágil de dados, entre outros. “Seguimos o protocolo da Coreia do Sul em termos de transparência, testagem de pacientes sintomáticos, orientações e monitoramento em domicílio ou internados. Isso foi primordial nos países asiáticos, diferente da Europa, por exemplo”. É mais que necessário a colaboração de todos. Uma pessoa pode colocar em risco toda a comunidade, pois um montante grande é assintomático.


A maior obra da história, só foi possível pelo engajamento coletivo, comemora Siqueira. “Os 40 leitos da UPA só se tornaram algo possível por contarmos com o engajamento da sociedade civil, não teríamos velocidade para fazer uma obra em 30 dias. Mas com a ajuda de voluntários, empresários, Poder Público, enfim todos os setores, veio no momento certo”, relata.


As principais ações do Comitê de Atenção ao Coronavírus se concentram em baixar a curva de transmissão; educar a população em prevenção; avanço na linha de capacidade de atendimento (leitos); fornecimento de sabão e alimentos para população em vulnerabilidade social; limpeza de via pública; obrigação de PI’s; mudanças de protocolos e entrega de medicamentos dentro da rede do SUS; e o mais importante: transparência e consciência de todos.

E para finalizar o bate-papo, uma notícia boa, Bento Gonçalves será a cidade que mais vai testar pessoas no mundo, em torno de 5 mil verificações de PCR e testes rápidos. É padrão de primeiro mundo, afirma o secretário. “Mais da metade dos cidadãos contaminados, estão curados na cidade. É obrigação divulgarmos notícias boas ou ruins, a transparência e qualidade das informações é o que vai nos auxiliar a enfrentar essa batalha. Todas as decisões são tomadas com base em termos técnicos, de maneira franca e honesta”.



Para mais dicas, informações e campanhas do Design Serra e de nossos parceiros, acesse o link da Bio https://linktr.ee/DesignSerra e entre em nossos grupos do Telegram e/ou WhatsApp.

#BentoPuraInspiraçao #BentoContraOCoronavirus #SaudeBento #BentoGoncalves #DesafioDesignSerra #DesignSerra 
#FraseDaLive #DSVida #DSCasa #DSEstilo #DSNegócios #LiveDiaria #DesafioInteligente #QuarentenaBrazil 
#Covid19 #SerraGaucha #RS #JuntosPorBento #ViaSulInternet #Gratidão