Homo sapiens e seu pacote de bolacha

Vida

Vida
standard image post

Há 4 anos tomei uma das melhores decisões da minha vida. Parei de seguir dogmas da nutrição e comecei a trabalhar com a individualidade da espécie humana, me joguei na pesquisa e compreendi o porquê de a dieta convencional funcionar apenas para uma pequena faixa da população mundial (os que são controladores da dieta). E é sobre isso que hoje vou falar sem rodeios, vai ser direto e objetivo.


Você riu ou apenas achou estranho o título de hoje? 


Então, desde o princípio da nossa espécie esse hábito de comer até acabar já prevalecia em nosso comportamento. Se o Homo sapiens encontrasse uma árvore de maçã iria comer até acabar a última maçã. Se caçasse um animal iria comê-lo até chegar aos seus ossos. 

Por que fazia isso? Simples. Nesse período ele vivia em escassez alimentar e o alimento que encontrasse deveria ser devorado até o final, pois não sabia quando seria a próxima refeição. E essa próxima refeição exigiria a busca, a caça e o risco de morte, isso significa muito gasto calórico. Sem dúvidas eles comiam muito menos do que gastavam de energia!


 Para isso o nosso metabolismo era e é sempre poupador e acumulador de energia, ou seja, gordura.  


Facilmente você consegue comer um pacote de bolacha e depois ainda desejar comer um bolo. Agora tente comer uma dúzia de ovos, você jamais irá conseguir devido o poder da saciedade. Outro exemplo é o churrasco de domingo, provavelmente você chegue à noite sem querer comer mais nada.




Eu vou te fazer a pergunta que eu me fiz há 4 anos. Por que você luta contra a sua espécie?


Quando você baseia sua dieta em carboidratos, esqueça essa história de carboidrato do bem e do mal, são todos iguais devido termos somente uma forma de metabolizar, mas enfim carboidratos não saciam, são alimentos altamente palatáveis, vivemos em uma rotina estressante que faz com que busquemos de forma incontrolável esses alimentos na forma de prazer alimentar. Já proteínas e gorduras possuem poder de saciedade muito grande e é a base da alimentação da nossa espécie desde o principio.

Agora, observe que o metabolismo de energia (gordura) do Homo sapiens do princípio e do atual seguem exatamente o mesmo.  Entendeu?

Nós somos uma espécie acumuladora e poupadora de gordura, porque esse é o nosso combustível.  E o nosso comportamento segue sendo exatamente o mesmo. Porém o ambiente em que vivemos é o que difere.


Consegue observar que você come até acabar o pacote

de bolacha assim como o Homo sapiens comia o animal até acabar? 

Eu depois de entender tudo isso desisti de fazer dieta, parei de me preocupar com a balança, aprendi a comer de forma consciente, quando sinto fome como, assim como quando tenho vontade de fazer xixi, faço. E você deve fazer o mesmo! Ou seja, respeitar a sua espécie e parar com essa mutilação no seu corpo de engorda e emagrece! 


por Fernanda Godoy Farto
Nutricionista