A importância do dentista na primeira infância

Vida

Vida
standard image post

Em dezembro de 2018 as dentistas Dra. Aline Munari, especialista em Ortodontia, e a Dra. Patrícia Pancotte, especialista em Odontopediatria, inauguraram a AP Ortodontia & Odontopediatria. Com foco no público infantil e o propósito de atender as crianças com muito amor e carinho, idealizaram um ambiente lúdico, tornando assim a ida ao dentista mais tranquila e agradável para as crianças. O principal objetivo do consultório é o tratamento com foco na prevenção, visando o crescimento saudável dos pacientes, livres de cáries e com uma oclusão adequada.

Conforme dados da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO- Ped), o indicado é que os pais levem o bebê para primeira consulta ao odontopediatra ainda durante o primeiro ano, quando surge o primeiro dente. O odontopediatra possui o domínio de técnicas para realizar o atendimento aliado à psicologia infantil.

A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) recomenda a primeira avaliação ortodôntica por volta dos 7 anos. O uso do aparelho na infância, mesmo antes dos dentes permanentes, pode trazer benefícios, atuando de forma preventiva e evitando problemas futuros. Se no exame realizado precocemente, o ortodontista detectar algum problema na criança que exija intervenção, será indicado um tratamento interceptativo. Esse diagnóstico favorece o sucesso do tratamento e possibilita resultados que seriam desafiadores para uma fase mais tardia.

As doutoras explicam que é fundamental criar uma relação de confiança entre o paciente e o profissional, que possam aliviar o medo e a ansiedade da criança. Para isso, fazem uso de brinquedos, personagens e atividades lúdicas. Durante a consulta, as dentistas criam detalhes para se aproximar do universo infantil, utilizando uma linguagem simples e de fácil entendimento. Tudo isso torna a consulta uma experiência muito mais agradável.

Aline e Patrícia, ainda salientam que visitar o dentista regularmente é a melhor forma de prevenir doenças bucais e cuidar do sorriso dos pequenos. Cuidados simples, como a escovação dos dentes,uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, podem evitar as doenças comuns na cavidade bucal como cárie, doença periodontal e problema gengival, além de evitar procedimentos mais invasivos, dolorosos ,barulhentos e caros.


Nossos principais serviços são:

• Pré-natal odontológico
• Atendimento especializado para 
bebês, crianças e adolescentes
• Ortodontia convencional
• Ortodontia infantil
• Ortodontia com alinhadores 
transparentes – Invisalign
• Clareamento dental
• Dentística restauradora – Resina
composta e Lentes de Contato