Verde no lar | por Margit Arnold Fensterseifer

Casa

Casa
standard image post

Quando pensamos em manter em nossas casas algumas plantas ou flores devemos lembrar também da importância do verde em nossas vidas. Para compreendermos esta relação do verde com homem é importante conhecer os benefícios da cor verde e das próprias plantas para a nossa saúde. 

A cor verde em primeiro lugar nos lembra natureza, portanto nos acalma e nos proporciona uma sensação de paz e de alívio de stress. Devido a esta associação também simbolizar vida, renovação, esperança, saúde, crescimento, harmonia, leveza e descanso. Estar, por exemplo, em um local arborizado em dias quentes de verão nos traz o alívio necessário das altas temperaturas. Atualmente esta cor também está fortemente ligada a sustentabilidade, pois representa uma conscientização ambiental. Produtos, por exemplo, ecologicamente corretos, tem o selo verde. O texto a seguir específica esta regulamentação através da ABNT:

Benefícios do Rótulo Ecológico ABNT

Promove a redução de desperdícios e otimização dos processos;
Demonstra ao mercado que sua empresa está preocupada com as próximas gerações;
Promove a preservação do meio ambiente, através da diminuição dos impactos negativos;
Permite o enquadramento nas exigências de Licitações Sustentáveis;

Voltando a nossos ambientes residenciais e comerciais, algumas dicas:
- Prefira sempre plantas naturais, no entanto apenas algumas conseguem sobreviver em espaços fechados – alguns exemplos: raphis, pau d’água, algumas bromélias, as plantas suculentas, samambaias, entre outras;
- Estas plantas precisam de luz, portanto o ideal é que estejam posicionadas perto de janelas; em floreiras de prédios o construtor (ou arquiteto responsável) deve lembrar de instalar um ponto de água para a irrigação permanente; é bom evitar ter plantas naturais nos dormitórios, pois de dia produzem oxigênio e a noite fazem a troca e expelem gás carbônico nocivo a nossa saúde;
- Lembrar de podar com frequência e adubar a terra (ou então fazer a renovação da terra anualmente);
- A água é fundamental para preservação, não somente molhando com frequência mas também lavando as folhas do pó.
- Quem pode instalar um sistema de compostagem com as cascas de frutas e restos de verduras cria um adubo natural de grande valor, não somente para as suas plantas mas no incentivo ao descarte de lixo orgânico, auxiliando portanto o meio ambiente.
*Fonte:www.abntonline.com.br/sustentabilidade/Rotulo/Default

Para a base destas plantas domésticas existem inúmeras possibilidades de cachepôs, um dos mais interessantes são os vasos invertidos onde a água é colocada na parte superior do vaso que fica suspenso. E também os pequenos vasinhos de vidro para o plantio de pequenas suculentas. A grande diversidade de possibilidades permite que além dos benefícios do verde, possamos decorar os ambientes com lindos recipientes. No entanto, é preciso lembrar que nossas plantas e flores são seres vivos que necessitam de cuidados semanais para que fiquem sadios e exuberantes.

margitarnoldf@gmail.com