
Ação que teria ocorrido em março, na feira que fora
adiada para 2022, será realizada em plataforma específica e customizada para
essas rodadas
Empresas de 25 países estão se preparando para as
rodadas de negócios virtuais que a Movelsul Brasil vai promover de 10 a 20 de
novembro. Essa é uma ação voltada a importadores de móveis, importadores e
distribuidores de insumos para o fabricante moveleiro, lojistas internacionais de
e-commerces, lojas físicas de design e lojistas brasileiros de moveis e
decoração e estava prevista para ocorrer presencialmente na 22ª edição da
feira, que seria em março desse ano e acabou sendo protelada para 2022.
Trata-se de mais um movimento articulado pelo Sindicato das Indústrias do
Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), entidade promotora da Movelsul
Brasil, em busca de novos caminhos para seguir seu propósito de construir
pontes, estreitar laços e gerar negócios na cadeia do setor moveleiro.
A ação foi aberta a empresas expositoras da Movelsul
Brasil e associados dos Projetos Orchestra Brasil e Raiz, projetos de incentivo
às exportadores conduzidos pelo Sindmóveis Bento Gonçalves com aporte da
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A
iniciativa tem como objetivo não apenas a manutenção das redes de contatos e
cadeias de valor, mas também a geração de novos leads e construção de novas
parcerias comerciais.
Os encontros virtuais estão sendo agendados previamente
com as empresas brasileiras conforme os compradores demonstram seu interesse
pelas marcas participantes. Os encontros serão realizados por meio de
plataforma específica e customizada para essas rodadas, onde cada empresa
nacional participante está apresentando seu perfil e disponibilidade de agenda
para que os compradores possam fazer sua busca, selecionar as marcas de
interesse e solicitar reuniões individuais.
Oportunidades
de negócios
Ao todo, as rodadas terão a participação de 84
compradores estrangeiros e 110 lojistas nacionais negociando com 60 empresas de
móveis, 21 fabricantes de insumos e 20 estúdios de design brasileiros. O
presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, destaca que uma ação nesse sentido
vem demandando um empenho ímpar por parte da área internacional do Sindmóveis.
Além de estruturar as agendas de reuniões, a equipe técnica da entidade vem
dando todo suporte com tutoriais para a montagem do perfil de cada empresa na
plataforma e orientações para a participação. “A oportunidade de participação
nesse modelo virtual e com agendamento acabou se avolumando e atendendo um
grande número de empresas interessadas em ingressar ou fortalecer sua presença
no mercado externo”, pontua.
Desde o início da pandemia, o Sindmóveis vem buscando
apresentar oportunidades de negócios aos seus associados, minimizando o impacto
do cenário da pandemia. São palestras e fóruns online com o objetivo de
apresentar à indústria moveleira canais de vendas alternativos e formas de
acesso a eles. Em sua maioria, essas oportunidades são focadas no mercado
global. Ao mesmo tempo, os consultores de inteligência e estratégia do
Sindmóveis estão à disposição para o agendamento de assessorias individuais com
associados. E, além dos fóruns e webinares promovidos, também estão sendo
realizados cursos rápidos sobre plataformas de informações de mercado gratuitas
como ComexStat e Trademap.