Vigiai e Orai | por Raiane Paula Fraga

Vida

Vida
standard image post

“Vigiai e orai”. Uma afirmação bíblica que eu juro ter ouvido da forma correta pela primeira vez a alguns anos atrás no meu curso de psicoterapia, e que agora segue ao meu lado como um lema de vida diante de tudo que se apresenta como algo que me fere e me atrasa.

Vigiai e orai, todo tempo.

Quando falamos de corpo, mente e alma, me parece que a interligação (que é óbvia e necessária) entre esses três corpos presentes em um ser humano passa um tanto quanto desentendido da básica realidade envolvida.

O fato é que, apesar das guerras mentais revolucionárias que venho assistindo nos últimos tempos, nós, lindões e destrutivos seres humanos, estamos ligados a um grande sistema terreno (e que se talvez você já tenha lido as demais colunas que escrevi para o jornal, já tenha reparado no quanto eu bato nessa teclinha) que se apresenta diante de nós com os benditos “certo e errado” “bonito e feio” “bom e mau”, e tantos quadros duais que nos fazem querer ser algo, porque outro algo simplesmente não parece legal. A partir desses conceitos somos moldados e lapidados, seja na submissão, ou na rebeldia, mas sem perceber que no fim das contas estamos sendo manipulados de toda forma.

Pensar em escrever e o que escrever na coluna do mês de novembro do Jornal Designer da Serra, que traz como pauta Cuidados com corpo e alma para o verão, me fez perceber a necessidade de apresentar o laço que a palavra “cuidado” representa quando o assunto é corpo, alma, e quando esse cuidar deve acontecer. – Aliás, quanto à quando cuidar eu nem irei me estender. Cuide-se agora! Sua vida se detém enquanto você está lendo esse texto. Abra os olhos para você.

Mas vamos a uma explicação básica e que eu ADORO!

Nosso CORPO FÍSICO se apresenta através de membros, músculos, órgãos, vísceras, etc.  É o “ser” matéria orgânica, ou o também chamado por espiritualistas de plantão de “máquina”, ou “veículo orgânico”.  Enquanto isso, nosso CORPO MENTAL é responsável pelo raciocínio e ideologia particular de cada indivíduo que gera movimento comportamental, sensorial e que está por trás dos gatilhos emocionais do “ser” que está pertencente à matéria orgânica do corpo. Ou da “máquina”. Ou do “veículo”. Como escolher chamar. 

E então chegamos a ALMA  - apesar de eu ter pulado alguns corpos - e é aqui que encontramos você. A energia por trás do corpo e da mente. A alma que carrega toda a essência, toda a verdade, toda a particularidade e respeito por tudo e todos. É a alma, que também é o combustível do personagem que você se encontra agora, que guarda em si a iluminação do ser, dentro do corpo mental, que gera o emocional e o comportamental, e que está dentro do veículo orgânico = CORPO FÍSICO.

Consegue perceber os laços completamente atados que no fim se tornam e se apresentam com o seu nome e o seu endereço?


Por isso, caro ser humano... caro ser... cara alma... Vigiai e Orai, pois o ato de cuidar de tudo o que você é, em todas as suas expressões, não é nada mais que o princípio de toda a existência, seja ela com base religiosa, espiritualista, filosófica ou biológica. Você alimenta o seu corpo com nutrientes saudáveis e faz exercícios físicos por amor e respeito ao que te mantem respirando todos os dias nessa existência. Você cuida do seu mental e do seu emocional procurando se entender, se compreender, para que respirar a cada segundo nessa existência faça sentido. Você procura viver a felicidade de dentro para fora com o que no fora te traz felicidade para o que está dentro, na sua alma, que é você por completo, em todas as suas particularidades excêntricas e belas, e que é também TODA A SUA EXISTÊNCIA.


Porém, vigiai e orai, mais uma vez! Promova aos seus corpos o equilíbrio da sua essência, que por ser sua, é única. Tenha equilíbrio entre corpo, mente e espírito, e nunca se esqueça que o resultado que a alma procura, o que você procura, resulta na plenitude de ser e estar feliz. 

Vigiai e orai, e olhos para você.

Espero que seu verão seja lindo de corpo, alma e espírito.

Namastê.

raiane.paulafraga@gmail.com
@terapeuta.raianepaulafraga