Aqueça e alegre seus ambientes | Margit Arnold Fensterseifer

Casa

Casa
standard image post

Um ambiente, uma casa, um escritório ou uma empresa, para se tornarem realidade dependem de vários elementos estruturais. O espaço é construído a partir de uma fundação, das paredes, do teto e da cobertura. Estes podem ser chamados de esqueleto da composição do espaço protegido e fechado. É claro, quando há problemas nesta materialização do espaço surgem consequências internas que podem vir desde o desconforto térmico e físico, assim como infiltrações e patologias diversas construtivas.

Partindo de que é possível ter um ambiente com boa estrutura, parte-se para o mobiliário deste ambiente. Este mobiliário precisa estar de acordo com o uso do local. Este uso demanda tipologias diversas de concepção. Por exemplo, um estar precisa de um sofá confortável, na maioria das casas um ótima TV (junto a ela um aparador para os equipamentos complementares), mesas de apoio, etc. Outro exemplo: em um dormitório faz-se imprescindível uma cama confortável, apoios de mesas de cabeceira e armário (ou vestir) para as roupas. 

No entanto, o mobiliário básico pode tornar o ambiente funcional, mas não necessariamente aconchegante. Para tornar os ambientes aconchegantes e exclusivos (com as características pessoais do usuário) podemos nos apropriar de vários elementos decorativos. A seguir listo os mais interessantes e que ao mesmo tempo tem utilidade funcional:


Móveis complementares: são poltronas, aparadores, cristaleiras que preferencialmente devem ser assinados por designers de produto, ou ícones consagrados, peças de família ou até mesmo antiguidades. Estes fazem a diferença e divertem o espaço, podendo, conforme o ambiente, trazer uma cor ou textura viva ao local;


Cortinas: podem ser de tecidos tradicionais ou persianas. E também é muito utilizada a composição de persiana e apanhado de tecido. O tecido além de proporcionar aconchego, minimiza os ecos que por ventura houverem no local. A leveza das persianas (grandes vãos acabam ficando carregados com cortinas fartas de tecidos) associada à apanhados de tecido permite a elegância minimalista associada ao tradicional.

Papéis de parede: permitem que as paredes sejam revestidas com texturas, estampas e diversas cores. O segredo para ter êxito no uso deste material é trabalhar com mão de obra qualificada, o que evitará a marcação de emendas proporcionando um visual contínuo por vários anos. Além disso, o papel é muito fácil de ser retirado da parede e substituído por um novo.


Almofadas: trazem vida ao ambiente e podem ser de diversas cores e formas. Como a maioria tem custo acessível é possível trocá-las conforme a estação do ano, possibilitando um novo visual.

Podemos lembrar também dos quadros, adornos e, em especial, das flores e folhagens que geram um equilíbrio no bem-estar e morar. Ficam as dicas para aquecer e alegrar seus ambientes!

margitarnoldf@gmail.com
Arquiteta e Urbanista