Couros do Valleh: a concretização do sonho de uma loja que surgiu no coração dos vinhedos

Estilo

Estilo
standard image post

De mãos dadas, há 11 anos atrás Patricia Fontanive Mondadori e Alexandre Mondadori sonharam a Couros do Valleh que hoje é uma marca consolidada e ocupa um espaço de destaque no mercado de couros legítimos na Serra Gaúcha. Com valores bem estabelecidos, pais de dois filhos, Gusthavo e Luiza, o casal agregou o estilo criativo dela com a mente empreendedora dele, para dar start as três lojas que possuem em Bento Gonçalves. Em breve o negócio ainda terá a modalidade e-commerce. 

O início de toda a trajetória surgiu no coração do Vale dos Vinhedos, com um norte muito claro, agraciar clientes com produtos de qualidade em vestuários de couro. Inicialmente o projeto era voltado para o turismo, mas como desafio expandiram para o setor calçadista, passando a atender marcas exclusivas do ramo. A partir disso o negócio passou a ser voltado também para o público local. “Em função do nosso produto ter um valor agregado, por ser uma peça de durabilidade, expandimos para os calçados, trouxemos marcas selecionadas, priorizando o couro legítimo. Assim iniciamos de fato a atuação dentro da cidade e criamos uma referência”, explica Patricia. 

Como complemento do negócio surgiu o outlet no Vale dos Vinhedos, também com o objetivo de gerar mais essa oportunidade de atendimento. Ainda visando modernizar mais os serviços oferecidos e o acompanhamento aos clientes de outras localidades, o casal tem o projeto de e-commerce. “ Com essa modalidade, os próprios clientes que tem esse contato com o produto e a marca, poderão dar continuidade por esse meio que cada vez está crescendo mais no mercado internacional, que são as compras online”, ressalta Mondadori. 

O crescimento considerável da Couros, trouxe a oportunidade de expandir para o sistema de licenciamento. A modalidade é similar a uma franquia, porém as parceiras têm direito de montar uma loja com o fornecedor que escolherem e terem produtos de outras marcas, mediante aprovação da gestão da Couros. “Esse processo de licenciamento, veio como um troféu, pois quando ocorreu a oportunidade, passamos a entender que tudo que havíamos construído até aqui, havia valido a pena”, enaltece Patricia. 

A Couros produz o design de suas coleções, que são lançadas duas vezes ao ano, com algumas capsulas nesse período, sendo apenas terceirizada a fabricação. Eles enfatizam que o produto tem uma essência, ele é natural, ecologicamente correto, não tem descarte, é único e exclusivo, além de artesanal. “É um trabalho bem grande, árduo, enquanto estamos vendendo uma coleção, já estamos trabalhando na outra. Isso demanda pesquisas, viagens, um arquivo gigante de revista de imagens. Mas o nosso foco principal, é no cliente, não é a tendência. O cliente existe, ele está dentro da loja e ele tem que se sentir bem com as nossas peças”, relata Patricia.

O casal atribui a consolidação da marca Couros do Vale, pela união das qualidades de cada um. Patricia é o coração, a cor e a criatividade da Couros do Valleh. Já Mondadori é a cabeça pensante, o espírito empreendedor e o visionário. “Nós olhamos para o que construímos e o sentimento é de muito respeito, orgulho e gratidão. A Couros é um sonho que foi sonhado a dois, batalhado o tempo todo. Eu atribuo o sucesso da loja, por ter o potencial de cada um somado em cada pedacinho dela, para que desse certo”, conta, Patrícia, com brilho nos olhos.

O casal finaliza afirmando que para ter um negócio de sucesso, a equipe faz o diferencial. “Cada pessoa da equipe tem sua importância e é extremamente valorizada na Couros. O show só acontece graças a equipe que está todos os dias com muita energia e vontade de fazer acontecer. Não adianta todo o espetáculo se não tivermos eles aí”, afirma Patrícia.

A Couros atende produção masculina em peças atemporais e uma coleção especial chamada Mini Mim, criada em homenagem a filha mais nova do casal Luiza, além do foco das peças femininas e seis marcas exclusivas de calçados em couro. A empresa busca atender a moda de uma maneira consciente e minimalista. Além da filial no Vale dos Vinhedos, eles possuem lojas no Dall’Onder Grande Hotel e no shopping L’América.