Qual é o seu maior diferencial? | por Aline Agatti

Negócios

Negócios
standard image post

Ouvimos, com uma certa frequência, histórias de pessoas que se dedicam a determinado negócio, superam expectativas e alcançam o sucesso. Esse movimento de compartilhar experiências é importante, pois serve de inspiração para outras pessoas. O que preocupa é a forma equivocada que, às vezes, o empreendedorismo e a gestão de negócios são idealizados.

Sim, existem casos em que as primeiras iniciativas são bem-sucedidas. Mas isso é exceção! Na maioria das vezes, antes de conquistar um bom resultado, é preciso muito trabalho, uma incansável dedicação capaz de aceitar os erros e rapidamente, esforçar-se para corrigi-los. Não basta somente gostar do que se faz, o que é imprescindível para o sucesso, há situações que exigem que se faça também o que não é tão agradável, além, é claro, de estudar e entender as diversas áreas que compõem a empresa, o comportamento do mercado e toda a dinâmica que integra um ao outro.

Diante disso, aprimorar habilidades de autoconhecimento torna-se essencial para ampliar a sua capacidade de superação, seja para enfrentar as dificuldades diárias ou para lidar com situações totalmente inesperadas. Ter o apoio de um sócio, da família ou uma rede de suporte contribui, mas se o desejo é construir um negócio de sucesso, antes de tudo, você precisa ser capaz de desenvolver a sua autoestima e motivar-se sempre que algo não sair como o esperado. Sem dúvidas, você é o seu maior diferencial.


Há diversas formas de estimular a inteligência emocional e fortalecer sua autoestima. 

É seu o compromisso de conhecê-las e aplicá-las. 

Para contribuir, compartilho algumas dicas que podem ser úteis nesta jornada:

1) Identifique os aprendizados que acompanham os erros:

Olhar para os erros e procurar aprender com eles, ao invés de ficar se lamentando, dá a você uma capacidade maior de superá-los.

2) Peça ajuda sempre que sentir necessidade:

É mais difícil resolver um problema quando você faz parte dele. Por mais complexa que pareça a situação, há ótimos profissionais dispostos a auxiliá-lo, tanto para impulsionar o seu negócio, como para orientá-lo no seu processo de autoconhecimento.

3) Não seja tão perfeccionista

Por inúmeros motivos, mas principalmente porque quem é muito perfeccionista perde mais tempo do que precisa em cada atividade. Enquanto você fica esperando o “momento perfeito”, o seu concorrente já está na sua frente.

4) Não se compare, você é único!

Não caia na armadilha de comparar a sua realidade ou o seu negócio com outro que você só conhece através das redes sociais. Concentre-se em você, afinal, se não estiver bem, como fará a sua empresa prosperar? 

5) Agradeça e celebre as suas conquistas 

Se observar, vai perceber como viver e ter a oportunidade de construir um negócio é um privilégio. Celebre cada pequena vitória, cada meta alcançada. E ao final de cada dia, lembre-se de agradecer por tudo o que vivenciou. 

Não existem atalhos para construir uma trajetória de sucesso. Desconfie se alguém tentar lhe convencer do contrário. Você pode inspirar-se nas experiências de outras pessoas, avaliando o que é ou não aplicável a sua realidade. Mas lembre-se: o seu maior diferencial é justamente o fato de você ser único. 

aline@organizativa.com.br
@aline.agatti
Consultora Empresarial