Descubra Morro de São Paula | por Avanti Viagens

Estilo

Estilo
standard image post

Você chega numa ilha isolada. No cais, segue o caminho até o alto de um morro. Chegando lá em cima, você é contagiado por uma imagem única. Uma igrejinha e uma enorme árvore. Debaixo de sua generosa sombra, crianças fazem aula de capoeira ao som do berimbau. Caminhando mais à frente, um nativo passa com três lagostas, resultado da pesca do dia. Essas são algumas visões que vimos neste lugar surreal: Morro de São Paulo, o caribe brasileiro.   

Localizado a 60 km de Salvador/BA, península de Tinharé. No local não transitam carros, o acesso é bem restrito. Para quem vem de Salvador pode fazer o transfer de catamarã, que são duas horas de viagem, ou via semi-terrestre, barco/lancha e carro. O catamarã é mais rápido, porém, o mar é ali costuma ser agitado, desaconselhável para quem sofre com enjoos. Neste caso, opte pelo semi-terrestre. 

Para quem vem de avião desde Porto Alegre é aconselhável que fique pelo menos a noite de ida e volta em Salvador, para que a viagem não se torne cansativa.

Bem, vamos ao que interessa: a magnífica Morro de São Paulo! As praias são sequenciadas, primeira, segunda, terceira e quarta praia.

Na primeira praia é onde está localizado o porto de chegada, local com uma vista incrível e um pôr do sol entre os mais lindos do Brasil. Na segunda praia estão localizados restaurantes e comércio local, onde se encontram excelentes opções de pousadas, desde as mais simples, até as mais luxuosas estilo boutique. Nestas duas primeiras praias é que se concentra a vida noturna na ilha, onde o acesso é feito tranquilamente a pé. 



 

Na terceira e quarta praia se localizam hotéis estilo resort, com mais estrutura, porém mais isoladas. É um dos destinos favoritos do Brasil, pois além das variadas opções de lazer, Morro de São Paulo tem um astral totalmente diferente de outros destinos brasileiros. A grande maioria dos proprietários dos estabelecimentos locais são europeus, argentinos e uruguaios, além de ser também frequentado por turistas estrangeiros de todo o mundo. E o mais bacana, tudo isso se une à interação com os nativos, uma comunidade simpática e hospitaleira.   

Com lindas praias, água calma e transparente, ideal para quem gosta de fazer snorkeling e mergulho com cilindro, ou apenas descansar curtindo a praia.

Há inúmeros atrativos como piscinas naturais, trilhas pela floresta, caminhadas pela beira mar, passeios de barco, passeio de buggy, e uma tirolesa que parte do mirante na primeira praia e termina no mar da segunda praia, considerada a maior do Brasil neste estilo. 

Também é possível tomar banho de lama num paredão frente ao mar e visitar um forte que carrega um pouco da história local. O lugarejo pede um ritmo lento, portanto, explore com calma. O ideal é ficar no mínimo quatro dias inteiros na ilha para aproveitar ao máximo.

À noite, a pedida são os restaurantes da segunda praia, que colocam suas mesas para fora, ao estilo pé na areia, a luz de velas. E a música segue noite adentro com artistas ecléticos tocando MPB, bossa nova, rock, entre outros ritmos. Pra quem quer mais agito, unindo música, drinks, bons petiscos, juntamente com um pôr do sol no alto do morro, não pode deixar de passar umas horas na Toca do Morcego, um bar com uma vibe roots, que sempre rola shows com bandas de reggae e surf music.

Morro é assim, um destino multicultural, praias lindíssimas, natureza exuberante e uma energia sem igual.





Camila Polonia

@camipolonia

Consultora Avanti Viagens

camila@avantiviagens.com.br

 

Gustavo Bottega

@gusbottega

Jornalista