.jpg)
Feira é oportunidade para expositores
alavancarem faturamento e expandirem negócios
A ExpoBento é, para seus expositores, muito mais do que uma
potente vitrine para concretizar negócios. A maior feira multissetorial do
Brasil traz benefícios que vão além do imediatismo de vendas: oportuniza
conquista de novos clientes, sedimenta futuras comercializações e reforça a
visibilidade das marcas. Por essa soma de atrativos é que restam menos de 10%
de espaço disponível para as empresas interessadas em expor seus produtos na
30ª edição, programada para ocorrer entre os dias 3 e 13 de junho de 2021
no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Desde a confirmação da nova data, muitos dos que estavam
programados para expor já garantiram comparecimento para 2021. Para quem está
acostumado a participar, ficar de fora da feira é um erro estratégico.
"Vamos há tanto tempo que nem lembro quando foi a primeira vez",
comenta Daniela Roratto, uma das proprietárias da Artefatos de Couro Roder.
A presença da empresa na feira se tornou tão natural que, a
cada ano, a participação é renovada como se fosse de forma automática. A Roder
está confirmada para, novamente, mostrar seus acessórios e peças de vestuário
em couro em junho próximo. "Nós temos um retorno muito bom, mas a
ExpoBento traz para a empresa mais do que vendas. Também gera relacionamento,
exposição da marca e contato com novos clientes, que também acabam conhecendo
nossa loja física e o nosso e-commerce", avalia Daniela. Para mostrar a variedade
de produtos em exposição, a Roder aluga um espaço de cerca de 50m² nos
pavilhões do Parque de Eventos, onde ocorre a ExpoBento. Lá, expõe bolsas,
carteiras, cintos, os artigos mais vendidos, mas também pastas, luvas,
jaquetas, entre outros.
Participar da ExpoBento, de fato, gera uma enorme projeção
aos lojistas. Durante 11 dias, a marca fica exposta a um público que chega a
250 mil pessoas – e que, claro, amplifica a tantas outras a chamada propaganda
boca a boca. "Estar na ExpoBento é também investir em marketing",
opina o diretor geral da 30ª edição, Gilberto Durante. "A presença na
feira também gera um ótimo conteúdo para ser compartilhado nos canais digitais,
por exemplo, e isso é mais um gatilho de vendas", prossegue.
A ExpoBento é reconhecida pela variedade de opções de
compras, com seus cerca de 30 mil itens à venda. Essa fartura, que também se
espalha nas atrações de shows e apresentações artísticas, além, claro, da
conhecida gastronomia típica, condensa grande parte do sucesso da ExpoBento. Outro
é a sua setorização comercial, reunindo em nichos produtos da indústria, do
comércio e dos serviços e também da agroindústria, da gastronomia, dos setores
automotivo e imobiliário, sem esquecer da parte infantil.
Essa diversidade ajuda a compor um outro importante aspecto
no histórico de sucesso da feira, a heterogeneidade de seu público. Entre as
milhares de pessoas que visitam o evento, famílias, jovens e público da
terceira idade acabam renovando interesses e expectativas sobre a ExpoBento,
estimulando sua contumaz renovação anual e, assim, fazendo dela uma feira
sempre com muitas novidades.