Gibi do Observatório Social estimula cidadania entre estudantes

Estilo

Estilo
standard image post

HQ criada de forma colaborativa faz parte do programa Semeando a Cidadania Fiscal

 

Uma das portas de entrada para o mundo da leitura, as histórias em quadrinhos estão servindo de base, em Bento Gonçalves, para estimular a cidadania. Alunos do 9º ano do ensino fundamental das redes pública e particular podem receber, por meio da unidade local do Observatório Social do Brasil (OSB-BG), um gibi que incentiva, de forma divertida, a formação de cidadãos conscientes no cumprimento de deveres e na exigência de direitos garantidos em leis. “É um suporte pedagógico que desenvolvemos com a ideia de promover conhecimento e boas práticas, além de disseminar o direito e o dever que todo cidadão tem na fiscalização da aplicação dos recursos públicos”, explica a presidente da OSB-BG, Fernanda Titton. 

A ação faz parte do programa Semeando a Cidadania Fiscal, composto por uma palestra na escola e a consequente distribuição da revistinha. Os estudantes da Escola Municipal Noely Clemente de Rossi, no bairro Santa Marta, foram os primeiros a participarem do projeto e garantiram a edição da HQ. 

Assim como a equipe que compõe o órgão, formada por voluntários de várias áreas do conhecimento, a revistinha também foi escrita de forma colaborativa. Os diálogos ficaram a cargo da secretária executiva da OSB-BG, Gisele Guerra, e os desenhos de Júlia Pasquali foram ilustrados por Gustavo Dorigon.

Na história, uma professora chamada Kari interage com seus alunos, mais precisamente Léo e Leti, no ensino sobre temas como tributos, Constituição e fiscalização dos recursos que são de toda sociedade e garantem políticas públicas para setores como educação, saúde e segurança. “Com esse suporte educacional, esperamos estar ajudando as escolas na missão dividida com as famílias de termos, no futuro, cidadãos mais plenos e, consequentemente, um país melhor para toda sociedade”, diz Fernanda.  

Para participar do programa, basta a escola entrar em contato com a OSB-BG pelo telefone (54) 3452.7411 e agendar um encontro para receber a palestra e as HQs da cidadania. A meta do OSB é estabelecer uma agenda, em todas as escolas, durante o período letivo.

 

Estudantes da Escola Municipal Noely Clemente de Rossi, no bairro Santa Marta, foram os primeiros a participarem do projeto.

Crédito: Divulgação Observatório Social de Bento Gonçalves