Líder de si por Marciele Scarton | Três perguntas para destravar

Negócios

Negócios
standard image post

Sabe aquele conhecido diálogo de nossa amiga, Alice, com o gato? É, a Alice do País das Maravilhas. Ela  chega numa bifurcação e pergunta pro bichinho por qual caminho deve seguir, e ele pergunta de volta para onde ela está indo. Ela reponde que não sabe, ele então lhe diz o famoso: pra quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve.

                Eu vejo mulheres o tempo todo, correndo, trabalhando, fazendo das tripas, coração por tudo e por todos. Parece até que estão realizando ou no caminho de grandes realizações, mas ao olhar elas mais de perto, percebe-se que estão fazendo isso como uma hamster, girando, girado, sempre aquela rodinha,  no  mesmo lugar. E é um lugar em que estão sobrecarregadas, insatisfeitas, cansadas, nem sabendo ao certo o porquê de tanto esforço que estão fazendo.

                Se você se sente assim, às vezes, ou  muitas vezes, saiba que não é a única.  Isso acontece com a maioria de nós, mulheres, em diversos momentos de nossa vida.

                O primeiro passo é parar um pouco. Salta dessa roda. Respira. E olha para dentro. O que você deseja? O que não está bom? O que você quer mudar? O que precisa mudar?

                E nessa reflexão, três perguntas vão lhe auxiliar a ter clareza sobre o que é mais importante para você nesse momento. Ou seja, o quê, que se você fizer, focar, tem potencial de te trazer mais satisfação e realização primeiramente.  Porque não dá pra resolver tudo ao mesmo tempo, ok?  E tem que ter um ponto de partida. Uma coisa de cada vez e assim a gente vai avançando, na estrada que escolher. Olha que baita diferença: não mais numa roda que dá sempre no mesmo lugar, a rodinha da insatisfação, das coisas que a gente tende a fazer somente pelos outros e não por nós mesmas. Entende, não se trata da solução inteira para tudo, de uma vez só, mas de algo importante, mesmo que singelo, um primeiro passo, que precisa ser dado para você destravar na direção de tudo que quer.

Pergunte-se:

1 -  O que precisa acontecer nesta semana (que dependa de você, ok?)  para ela ser incrível? O que precisa acontecer nessa semana, nesse mês, até o final do ano para valer a pena? Pergunte-se isso e responda para si mesma com frequência. E, para começar, anote agora, antes mesmo de terminar a leitura: o que precisa acontecer nessa semana para ela ser satisfatória?

2 - O que você pode fazer, imediatamente, pra dar um pequeno passo na direção do que definiu na pergunta anterior? Pode ser uma ação mínima, mas que você faça dentro dessa semana. Pergunte-se: “o que eu posso fazer a respeito disso que quero, nos próximos sete dias?”.

3 - Quem vai se orgulhar de você quando tiver  alcançado essa conquista? Responda par si mesma.

                Eu sei, um pequeno passo pode até  parece pouco diante do tanto que a gente tem para fazer, ajustar, correr atrás!

                Mas, pensa comigo. Se você parar por cinco minutos, todas as semanas, e refizer esse exercício? Primeiro: você estará indo numa direção que você terá determinado, você passa a estar no comando,  deixando de ser uma hamster engaiolada. Segundo,  ao longo de um ano,  terá dado 52 passos na direção do que você almeja. Dependendo do que for o objetivo, é bem provável que nem sejam necessários tantos passos, assim, e você conquiste muito mais que um desejo apenas, ou seja, passe a colecionar, a somar  conquistas e ainda  sobrem semanas para aproveitar o que for conquistando.

                Topa se comprometer contigo dessa forma? Serão só cinco minutos por semana!

                Essa conversa fez diferença pra ti? Se sim, me conta nos comentários ou me envia uma mensagem no instagram. Eu vou adorar saber!

                Ah, se não anotou ainda, pega caneta e papel e anota agora, são três respostas: o que precisa acontecer, que depende de você, para essa semana lhe deixar realizada, pra essa semana valer a pena? O que, qual a ação prática, imediata, que você pode e vai fazer para isso acontecer? E lá, daqui sete dias, quem vai ser orgulhar de você pelo que terá feito?